
Como Acelerar o Metabolismo Para Emagrecer - 12 Dicas Certeiras
Você percebe que está com o metabolismo lento quando faz tudo que é possível para emagrecer e o resultado nunca chega.
É difícil entender que emagrecer não depende apenas do que você come pois isso vai depender de como seu organismo funciona. Sem contar que geneticamente você pode ter herdado o metabolismo lento de parentes muito próximos, sua mãe por exemplo.
Muitas vezes você passa fome, deixa de comer o que gosta e nada de perder peso. Culpa de quem? Seu metabolismo lento. Mas você precisa entender que não está preso a isso.
Há sim como acelerar seu metabolismo, e as pesquisas estão aí para comprovar que existem maneiras de acelerá-lo e ajudar o seu corpo a queimar calorias com mais eficiência, especialmente se incluir alguns hábitos em sua rotina alimentar e na prática de atividades físicas.
Parece difícil, mas você é capaz sim de assumir o controle e fazer o seu metabolismo trabalhar a seu favor.
- Metabolismo – O que é?
- Mas o que fazer que fazer para acelerar o metabolismo?
- 1. Não passar fome:
- 2. Tomar café da manhã:
- 3. Aumentar a ingestão de proteína em cada refeição:
- 4. Beber mais água:
- 5. Beber chá verde:
- 6. Beber café:
- 7. Comer alimentos picantes:
- 8. Usar óleo de coco:
- 9. Fazer um treino de alta intensidade:
- 10. Levantar pesos:
- 11. Movimente-se:
- 12. Ter uma boa noite de sono:
Metabolismo – O que é?
O termo metabolismo (do grego metábole, que significa mudança) é usado para descrever as várias reações químicas existentes no organismo que garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.
Entre as finalidades dessas reações químicas, podemos citar a síntese e quebra de biomoléculas, a produção de energia e a conversão de moléculas dos nutrientes em unidades precursoras de macromoléculas.
Sendo assim quanto mais rápido o seu metabolismo trabalha, mais calorias seu corpo precisa e pode ser uma razão pela qual algumas pessoas comem muito sem ganhar peso, enquanto outras, mesmo que restringindo a quantidade de alimentos em suas refeições, não conseguem emagrecer.
Já a taxa metabólica ou gasto calórico é a velocidade do metabolismo. Ela é medida pelo número de calorias queimadas pelo corpo em um determinado período de tempo.
Quanto mais alta a taxa metabólica, maior será o número de calorias que você queima e mais fácil será perder peso, mesmo quando o corpo está em repouso.
Mas o que fazer que fazer para acelerar o metabolismo?
Abaixo, veremos algumas dicas de como acelerar o metabolismo em seu dia a dia relacionadas principalmente à sua dieta e hábitos de exercícios físicos.
1. Não passar fome:
Comer menos é um método para a redução de peso chave, porém comer muito pouco traz um resultado oposto do esperado em longo prazo.
Foi comprovado através de pesquisas que comer menos de 1.000 calorias diárias leva a uma queda significativa na taxa metabólica, que continua após o término da dieta para perda de peso.
Ter uma taxa metabólica mais alta contribuirá com a perda de peso, ao mesmo tempo em que te dará mais energia.
2. Tomar café da manhã:
De acordo com o National Weight Control Registry, um estudo que acompanhou 5.000 pessoas que perderam peso e o mantiveram por mais de cinco anos, 78% tomavam café da manhã todos os dias.
Certifique-se de não pular essa refeição. Ter uma alimentação matinal rica em nutrientes como aveia, amêndoas, frutas, ovos e queijo desperta o seu metabolismo e adiciona energia para que o motor comece a funcionar bem.
3. Aumentar a ingestão de proteína em cada refeição:
A digestão de proteína costuma aumentar a taxa metabólica de 15 a 30%, os carboidratos de 5 a 10% e as gorduras de 0 a 3%.
Estudos também mostraram que ingerir proteína ajuda na saciedade, o que significa que você se sentirá mais cheio após as refeições, evitando o consumo em excesso.
4. Beber mais água:
A ciência afirma que pessoas que bebem água em vez de bebidas açucaradas ou refrigerantes são mais bem sucedidas com a perda de peso, inclusive com o metabolismo em repouso.
Isso acontece principalmente porque a água não contém calorias, então a substituição reduz significativamente a ingestão de calorias.
Além disso, a água pode ajudar a te deixar mais cheio. Estudos mostram que a ingestão da água feita meia hora antes de comer pode ajudá-lo a comer menos.
5. Beber chá verde:
Os chás são companheiros de muitas dietas e aliados importantes quando o assunto é como acelerar o metabolismo. Além disso, chás têm poucas calorias e combinam muito com as dietas para redução de peso.
Acredita-se que suas propriedades de aumento de metabolismo podem ajudar a prevenir a estagnação da perda de peso, que ocorre devido a uma diminuição no metabolismo.
6. Beber café:
A cafeína presente no café pode aumentar o metabolismo em 3 a 11%. Assim como o chá verde, o café também promove a queima de gordura.
Os efeitos do café no metabolismo e na queima de gordura também podem contribuir para a perda e manutenção de peso bem sucedidas.
7. Comer alimentos picantes:
As pimentas contêm capsaicina, uma substância que pode impulsionar o seu metabolismo. Sozinhos, os efeitos da adição da pimenta em temperos, à comida e outros alimentos podem ser bem pequenos.
No entanto, podem contribuir quando combinados com outras estratégias de como acelerar o metabolismo.
8. Usar óleo de coco:
O óleo de coco vem ganhando muito espaço nas dietas para redução de peso, ou até mesmo para aqueles que desejam consumir produtos mais saudáveis.
Entre os seus benefícios, o óleo de coco contém muitas gorduras de cadeia média, diferentes de gorduras saturadas. As gorduras de cadeia média podem aumentar o metabolismo em uma velocidade superior à das gorduras de cadeia longa encontradas em alimentos como a manteiga.
9. Fazer um treino de alta intensidade:
O treinamento intervalado de alta intensidade. Mas o que é o treinamento intervalado? São períodos de muito esforço físico (entre 80% e 90% da frequência cardíaca máxima do indivíduo), acompanhados de um tempo curto de recuperação. Essa combinação se repete várias vezes ao longo de alguns minutos.
Um exemplo: uma corrida com tiros de velocidade, em que se percorre uma distância de 20 metros 10 vezes consecutivas, com um minuto de descanso entre cada tiro.
10. Levantar pesos:
Metabolicamente falando, o músculo é mais ativo que a gordura, e a construção muscular demanda muito mais do organismo e pode ajudar quem busca como acelerar o metabolismo.
Fazer atividades que leve o músculo a uma contração como levantar objetos pesados também ajudará a combater a queda do metabolismo, que pode acontecer durante a perda de peso.
11. Movimente-se:
Devemos estar mais atentos aos graves efeitos colaterais que o mau uso das tecnologias pode causar. A tecnologia tem colaborado muito com a redução dos esforços que precisamos fazer para realizar as nossas atividades. Mas se você quer saber como acelerar o metabolismo, movimente-se.
12. Ter uma boa noite de sono:
Insônia ou noites mal dormidas, ambas estão relacionadas ao aumento no risco de obesidade. O metabolismo pode sofrer os efeitos negativos da privação do sono.
Isso também está associado ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e à resistência à insulina, resultando em um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2, além de aumentar o hormônio da fome grelina e diminuir o hormônio da plenitude leptina.
Esse fato pode explicar o motivo pelo qual muitas pessoas que são privadas de sono sentem fome e lutam para perder peso.
Comments
0 comments
Para ver mais conteúdo como Como Acelerar o Metabolismo Para Emagrecer - 12 Dicas Certeiras você pode visitar a página Dicas de Emagrecimento.
-
amo todos as dicas me ajuda muito obrigada pela ajuda
Deixe um comentário
Tenho certeza que você vai gostar de ver isto!