in

Como treinar o seu cão para ir ao banheiro no lugar certo

Adestre seu cachorrinho para fazer suas necessidades no lugar correto e ainda fazer alguns truques

Quem já treinou um cãozinho de estimação antes?

Eu já tive essa experiência, e me lembro que foi justamente possível de fazê-lo após ler uma série de artigos, como esse, sobre como treinar seu cão.

Então, aqui resolvi trazer algumas dicas para acabar com aquelas nada agradáveis surpresas de xixi espalhadas pela casa ou de cocô de cachorro nos lugares mais inconvenientes!

Algumas coisas precisam ser consideradas por você para que não se estresse, okey?

Treinar um cachorro a ir no banheiro no lugar certo e também a fazer alguns truques bem legais, como fiz com o meu (sentar, vir até você, dar a pata etc.) exige consistência, paciência e reforço positivo.

Sim, alguns cachorrinhos podem levar de 4 a 5 meses para adestrar a ir no banheiro no lugar certo.

Continue treinando o cãozinho mesmo que ele dê uma escorregada e acaba fazendo xixi no lugar errado. Lembra? Consistência e paciência é peça chave!

Vamos a alguns passos que podem te ajudar que aprendi com o Monkoodog, especializados em treinamento:

 

Passos para seu cachorro começar a acertar o local de ir ao banheiro

 

Passo 1

 

Mantenha horários fixos para alimentar o seu cãozinho, tirando seu comedouro entre refeições.

Dessa forma ele terá uma regularidade ao ir ao banheiro e você menos surpresas pela casa

 

Passo 2

 

Leve seu cãozinho logo pela manhã para ir ao banheiro no lugar escolhido, se você deseja que ele faça na rua, leve para passear com a sacolinha para recolher o cocô.

Escolha um lugar e um marcador verbal, como “cocô aqui” para que ele vá entendendo e pelo cheiro vá estabelecendo uma regularidade no local que faz suas necessidades.

Quando o cachorro é novinho você pode levá-lo para fazer xixi de 1 em 1 hora no local desejado, até que ele entenda que fazer cocô e xixi tem ligar certo dentro e/ou fora da casa.

Você pode estabelecer uma rotina de levá-lo para fora da casa ou no lugar onde ele fará suas necessidades em casa, logo após a refeição.

E, é claro, leve ele para passear em algum horário do dia de forma que ele tenha no passeio espaço para fazer suas necessidades.

 

Passo 3

 

Atenção ao mesmo lugar. Treine seu cãozinho com o marcador verbal que escolheu, como “cocô aqui”, levando ele para o mesmo lugar onde deseja que ele evacue.

 

Passo 4

 

Fique com ele enquanto está treinando ele a ir no banheiro sozinho, mas sem engajar, sem brincar, para que ele saiba e entenda que agora não é hora de brincar.

Fique quietinha esperando ele entender e fazer cocô ou xixi.

 

Passo 5

 

Depois de ele fazer xixi ou cocô no lugar certo faça um reforço positivo, com uma voz, mas suave como “parabéns” e/ou brinque com ele. Outra coisa que funciona é dar um agrado ao paladar.

Gostou dessas dicas para treinar seu cãozinho a ir no banheiro no lugar certo?

Que bom! Agora só queria dizer mais algumas coisas antes de falarmos de truques.

 

Algumas recomendações

 

Por favor, não puna seu cãozinho quando ele fizer cocô e xixi no lugar errado, pois ele ficará com medo de você.

Também se você se deparou com xixi ou cocô no lugar errado, não pegue seu cachorro e esfregue a cara dele no cocô e no xixi, ele não vai entender muito bem e ligar sua emoção ao que ele fez.

Outra coisa super importante é que se você pegá-lo no ato, você pode bater palma, falar alto uma palavra como “Opa” e carregá-lo do lugar onde ele está fazendo e o levá-lo para o lugar certo dizendo a palavra de reforço (“cocô, xixi aqui”).

Ah, e quando limpar os locais que seu cachorrinho fez xixi ou cocô por acidente, limpe com algum limpador enzimático para que o odor não o atraia a fazer necessidades no mesmo lugar.

 

Vamos agora a como treinar seu cachorro a fazer alguns truques?

 

Treinando o cachorro a fazer truques

 

O primeiro passo antes de mais nada é ter algo em mãos que seu cachorro gosta muito, pode ser um brinquedo ou ração especial.

Você vai usar o Reforço positivo para fazê-lo te dar a pata, sentar ou seja lá o que você deseje que ele aprenda fazer.

Nesse momento de treinamento ele precisa estar prestando atenção em você, e dependendo da idade dele, apenas o fato de ele ficar olhando para você pode ser um motivo para recompensá-lo.

Use uma palavra para gratificá-lo pelo comportamento enquanto dá a ele a recompensa, como: “Bom”

Ensinando a dar a pata

 

Para ensinar o cachorro a dar a pata, não pegue a pata do cachorro e coloque na sua mão, isso pode não funcionar.

Tente fazer o seguinte depois de obter a atenção dele: mostre que você tem a ração especial em sua mão e a feche em punho.

Coloque na frente dele no nariz. E deixe sua outra mão aberta e disponível.

Ele vai tentar pegar a ração com a boca e não vai conseguir, então vai começar a levantar a pata para fazer isso, e então você o recompensa.

Agora toda vez que ele levantar a pata você pega com a mão aberta e diz “Bom”.

Depois de algumas repetições você pode reforçar agora a palavra “Pata” e quando ele levantar você o recompensa com uma ração especial.

Tente treinar o cachorro dar a pata de depois me diz como foi o resultado nos comentários.

 

Ensinando a sentar e levantar

 

Seu cachorro terá que estar em pé para esse treinamento e você com a recompensa em mãos, seja uma ração especial ou qualquer outra coisa que ele goste.

Mostre a recompensa, coloque o cachorro na coleira e dê alguns passos para frente e outros para trás e faça um movimento com a mão para que ele sente. Quando ele sentar dê a recompensa e diga “Bom” ou “Muito bem”.

Repita o movimento mais algumas vezes e faça sem ter a recompensa em mãos, a pegando apenas quando ele sentar.

Depois disso você pode estabelecer um marcador verbal como “Senta” após fazer o movimento com as mãos e recompensá-lo.

O cachorro aprende passo a passo, então com muita repetição ele vai entender o que significa seus gestos e pedidos.

Agora que ele aprendeu a sentar você vai fazer o mesmo processo, agora com ele sentado e apenas recompensá-lo quando ele levantar com seu gesto e a palavra “levanta” ou “de pé”.

 

Treinar para fingir de morto

 

Novamente usando uma recompensa, com a ração especial dentro do punho fechado no nariz no seu cão o leve até o chão acompanhando a recompensa.

Isso vai fazê-lo ficar deitado. Agora com a mão da recompensa indo um pouco para o lado coloque-o deitado e dê a recompensa.

Essa parte pode ser difícil porque o cachorro pode ficar agitado para ter a recompensa, procure recompensar por cada passo: deitou de frente – recompensa, deitou de lado -recompensa, colocou a cabeça no chão deitado de lado -recompensa.

Depois você vai acrescentar a palavra que quer usar e gesto, como por exemplo, “morto”.

Confesso que esse foi um dos truques que não testei e não tive muita vontade de treinar, pois não acho muito prático, mas pode ser que você queira testar e transformar seu cãozinho em um showdog.

Chegamos ao final do nosso artigo e eu espero que você tenha achado útil.

Me deixa saber nos comentários se você tem um cachorro adestrado ou vai começar a treinar agora.

What do you think?

2.1k Points
Upvote Downvote

Written by Aline Castiel

Criadora de Conteúdo e coach de Mentalidade de Sucesso que adora aprender mais sobre a vida e diversos tópicos, experimentando novos conhecimentos e compartilhando com o maior número de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

35 Dicas Rápidas e Truques de Beleza para Mulheres

Como limpar sua casa de forma rápida e eficiente